Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE AÇO DUPLEX E SUPERDUPLEX
Metalurgistas iniciaram o desenvolvimento do aço duplex e superduplex nos anos 1927 a 1932 . O passo definitivo para o desenvolvimento do aço duplex e superduplex foi a descoberta que a presença de microestrutura ferrítica em meio à austenita proporciona muitas vantagens ao aço inoxidável. O balanceamento químico adequado faz com que ilhas de ferrita se formem em meio à microestrutura predominantemente austenitica, aumentando a resistência mecânica do produto e conservando a alta resistência a corrosão. Adições complementares de Cromo, Molibdênio e finalmente o Nitrogênio promoveram uma maior resistência à corrosão por “pites” que classificaram o aço duplex e superduplex como um dos mais adequados para uso em atmosfera agressiva por cloretos (agua do mar). A única desvantagem do aço duplex e superduplex esta no comportamento durante o processo de conformação e usinagem da peça final. Estas propriedades lhe são depreciadas pela presença de duas fases microestruturais durante a deformação mecânica a quente que podem provocar defeitos de conformação, exigindo um controle forte de residuais não-metálicos e precisas temperaturas de conformação. A usinagem do aço duplex e superduplex se torna difícil pela baixa presença de enxofre necessária e pelo previsto alto grau de encruamento da microestrutura com baixa condução térmica.
Vantagens na utilização dos aços duplex e superduplex
Com relação às propriedades mecânicas, o aço duplex e superduplex apresenta o dobro das propriedades de um aço austenitico convencional, por exemplo o AISI 304 ou 316. Esta característica os torna vantajosos no projeto de um equipamento, pois permite uma expressiva redução de peso no conjunto mecânico. Eixos e peças que necessitam de alta resistência à corrosão podem ser projetadas com grande economia nos seus sistemas de força para movimento e de estrutura. Atualmente as siderúrgicas produzem vários tipos de aço duplex e superduplex . A maior qualificação do aço na resistência à corrosão é dada pela formula de “PRE” (Pitting Resistance Equivalent), na qual os elementos químicos Cr,Si e Mo presentes no aço lhes confere as melhores propriedades. Portanto temos as seguintes vantagens :
- Maior propriedade de resistência mecânica
- melhor resistência a corrosão por tensão
- melhor resistência a corrosão por pite
- Economia no peso do sistema motor de equipamentos em movimento
Aplicação e disponibilidade dos aços duplex e superduplex
A Metalinox Cogne possui um grande estoque de aço duplex e superduplex à disposição do mercado para pronta entrega a partir do seu depósito em São Paulo. Servimos às indústrias química, petroquímica, óleo e gas, papel e celulose, fornecendo barras de diâmetros até 400 mm, com certificado de qualidade completo da siderúrgica de origem Européia. Consulte-nos